terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A Crise Conjugal

A crise no casamento é feito uma doença, que se não cuidada de início, pode se agravar de tal modo que a relação fica a beira da morte. Aquele casal que no namoro tinham tanta paixão, que noivaram com tantos sonhos e que casaram com tanta certeza, em meio à crise só conseguem se agredir com palavras e ações. Não encontram mais um elogio sequer para dar ao outro! Em vez disso, estão prontos para a qualquer instante dar um relato sobre todos os defeitos que o outro tem e todos os erros que cometeu, de forma tão convincente, que quem ouve parece estar ouvindo sobre as ações de um monstro. E uma pergunta tornar-se inevitável: Como vocês casaram um dia se essa pessoa é tudo isso de ruim?  É aí que o casamento deixa de ser uma
partida de frescobol, aquele esporte praticado na praia com uma bola e duas raquetes, cujo objetivo é não deixar de jeito nenhum a bola cair, e onde os dois jogam juntos como uma equipe e vencem juntos... E começa a se parecer com uma partida de tênis, cada um do seu lado, uma grande rede dividindo tudo pela metade... Aqui é meu lugar e ali é o seu... Não pise na minha linha e fique bem longe da minha área... Porque no tênis, o objetivo é vencer o outro, criando situações difíceis e colocando a bola em lugares que o outro não conseguirá chegar... E fico pensando se os filhos, às vezes, não fazem o papel da inocente bola, recebendo as raquetadas com toda a força e jogados de um lado para o outro...  É por isso que, nos meus devaneios, sonho com o dia em que tenhamos uma forma de no presente, enxergarmos o futuro que nossas decisões e ações criarão... Ahh, se no dia do casamento pudéssemos enxergar a crise futura... Porque na crise conjugal, vários conselhos são dados, várias perspectivas são mostradas, mas os dois só enxergam o lado ruim da relação, só desejam sair da partida vitoriosos... E não como no frescobol onde os dois vencem, mas como no tênis, onde vencer é derrotar o outro. Na crise, só é contabilizado os defeitos e erros do outro, as perdas e as mágoas geradas... Os que antes eram NOSSOS filhos, passam a ser MEUS filhos... E a casa e os bens que juntos conquistaram, passam a ser a mesa que suportará a grande queda de braço das mesmas mãos que um dia se entrelaçaram prometendo viver juntos na alegria e na tristeza; na riqueza e na pobreza e na saúde e na doença... Até que a morte nos separe! Parece que certo está a Bíblia quando diz que muito disso é por conta da DUREZA DO CORAÇÃO!

Fica em mim a esperança e o ensino que recebi do meu Arcebispo: Não existe um casamento tão quebrado que não possa ser restaurado e nem um casamento tão bom que não possa melhorar! Basta ambos acordarem pra isso! Que Deus abençoe nossas relações e nos livre de nós mesmos nos tempos de crise!

Rodolfo.

Nenhum comentário: