sábado, 27 de junho de 2009

VIVA A FESTA DO MILHO! (minha visão do São João)


A Bíblia não fala a respeito da festa de São João, mas fala do João da festa.

A tradição é que nos diz que quando Isabel ficou grávida de João, ela quis dar a notícia a sua prima Maria, a mãe de Jesus. A melhor maneira encontrada foi a de fazer uma imensa fogueira, afim de que Maria fosse avisada.

Daí vem a origem das fogueiras de São João.

A grande questão contrária a festa de São João é o possível e contestado fato de veneração ao santo. Certamente essa é mais uma conduta de algumas igrejas protestantes que mesmo sem assumir, continuam praticando um “anti-catolicismo” que envergonha a comunidade Cristã.

Creio piamente que o São João é muito mais uma festa cultural, cheia de alegorias ao “jeito nordestino” de ser, com comidas, danças e tradições, tipicamente nordestinas, do que uma festa religiosa onde um santo “rouba” o lugar de Jesus na adoração.

Embora em nós Episcopais não exista morada de adoração a João Batista, pois Jesus é o único a ser adorado em nossos cultos, ritos e liturgia, também é preciso lembrar das palavras bíblicas do nosso Senhor a cerca do primo.

"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele." (Mateus 11 : 11)

Sendo assim, tudo que almejamos com a nossa singela festa junina, chamada carinhosamente de FESTA DO MILHO, é proporcionar um momento descontraído e familiar, onde de forma sadia, íntegra e cristã, poderemos mais uma vez estar juntos em plena comunhão de irmãos, com toda ênfase em testemunhar de forma transparente e sem jugo, que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas.

Cheio de amor, convicção e vontade de comer canjica,

Rodolfo.

Nenhum comentário: